Eu

 
Às Vezes Tenho Idéias Felizes

Às vezes tenho ideias felizes,
Idéias subitamente felizes, em idéias
E nas palavras em que naturalmente se despegam...

Depois de escrever, leio...
Por que escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?...

Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa


Cresci nos sabores e cheiros do Alentejo.

Embora o meu local de nascimento fique um pouco distante do Alentejo, na casa dos meus pais, dois alentejanos de gema, o Alentejo sempre esteve presente. Seja na comida, nos doces, nas expressões engraçadas, e na forma de viver... sempre fui ensinada a ser uma verdadeira Alentejana.

Das melhores memórias de infancia, estão incluidas as férias que passava em casa dos meus avós. A pequena aldeia, hoje aldeia histórica, onde todos se conheciam, e onde era a neta do mestre Ramiro.

A casa cheia de primos e primas. E um castelo para brincar.

O numero 54, era o número de porta da casa dos meus avós paternos, o Mestre Ramiro e a Ti' Sofia. Ele Carpinteiro, e ela Costureira.

Os avós maternos, a Ti' Carolina e o Zé Curado, viviam na terra mesmo ao lado. Viviam da terra e da Jorna. Tinham vacas leiteiras, porcos, ovelhas ... e uma cadela muito especial, de seu nome "Ela que o diga" mas que todos tratavam por Tita.

De referir que a minha irmã sempre me tratou por Tita, o que originava uma grande confusão entre mim e a cadela quando lá ia de visita!

Desse tempo ficou o gosto pela cozinha. Dos serões de natal à beira do lume. De toda a familia de roda do lume, a ajudar a fazer, a fritar e a comer as filhoses, as azevias e outras iguarias.

Hoje, com dois filhos, tenho tentado passar-lhes este gosto de ser alentejano. E parece que tenho conseguido...

Desde sempre fizemos em casa algumas doçarias que depois ofereciamos nas alturas de festa. Foi aqui que percebi que poderia comercializar esses produtos.

Os licores, as compotas e demais iguarias, são todos feitos por mim, de uma forma artesanal, e aproveitando o que a Natureza nós dá em cada estação.

Procuro sempre produtos, frutas e legumes, que alguns produtores locais possam ter em excesso.

Por esta razão, é possivel que nem sempre tenha todos os produtos disponiveis.

Disfrutem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário